quarta-feira, 19 de abril de 2017

Escreva corretamente a abreviatura de mestre e doutor!

Por
Profa. Dra. Terezinha Tartuce
site: http://unice.br/index.php/graduacao/8-noticias/210-abreviatura-de-mestre-e-doutor

O VOLP-Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa é editado pela ABL-Academia Brasileira de Letras, entidade que tem delegação legal para listar oficialmente os vocábulos existentes em português, bem como fornecer seu gênero, grafia e modo de pronúncia.
As abreviaturas (ou reduções) podem ser definidas como a representação de uma palavra por meio de suas sílabas (geralmente iniciais) ou de letras, ou seja, são frações de palavras que designam os vocábulos todos.
Entrando no mérito das diferentes formas de abreviatura para títulos acadêmicos, é preciso que se conheça o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, ou VOLP, pois as reduções são apresentadas erroneamente, por falta de conhecimento de quem as usam.
Vale ressaltar que no VOLP existe uma seção de reduções mais recorrentes, em que é possível encontrar as seguintes abreviaturas:


M.e – Me - Me. Mestre
Mes. Mestres
M.a – Ma. - M.a Mestra
Mas. Mestras
Ms. – manuscrito Manuscrito
Mss. manuscritos
MS. manuscrito
D.r – Dr. - D.r doutor
D.rs - Drs - D.rs doutores
D.ra – Dra. - D.ra doutora
D.ras – Dras. - D.ras doutoras
MSc ou Sc.M em latim Scientiae Magister
(mestre de/em ciência)
PhD ou Ph.D em latim Philosophiae Doctor
(doutor de/em filosofia)

Para os programas de mestrado e doutorado em países de língua inglesa utiliza-se para o mestrado: “MSc.” é a abreviação de “Master of Science” (mestre em ciências) e para o doutorado em filosofia: PhD.” é a redução de “Philosophy Doctor”

No Brasil para quem tem pós-doutorado o título continua a ser doutor (Dr.). Pós-doutorado não é curso.
Conclui-se, então, que segundo a ABL a abreviatura “Ms.” refere-se a (manuscrito), enquanto que, Mestre abrevia-se “Me.”, e Mestra “Ma.”).
Segundo Correia (2016) importante se faz considerar que um povo que ignora os próprios valores termina por não ter história. O povo que não sabe defender a língua-pátria também não saberá o que é soberania, amor-próprio, autoestima e, principalmente, a importância dos valores em meio aos quais vive.

É por essas razões e por querer defender a cultura brasileira, defender os nossos valores e as nossas especificidades diante de outras nações, que paro e escrevo esse tipo de texto. Sei, entretanto, que isso é questiúncula diante das aberrações políticas, educacionais e de outras naturezas que campeiam meu país. São tristezas que não invalidam esta discussão sobre a valorização da língua materna. Como educadores, ela diz respeito a todos nós. (CORREIA, 2016)

FONTES ON LINE
CORREIA, Wilson. Qual é mesmo a abreviatura de “Mestre?. Recanto das Letras. Disponível em http://www.recantodasletras.com.br/artigo acessado em 13/jan/2016.
LIMA, Elisandro Félix de. Mestre (Me.)/Mestra (Ma.) ou sou Manuscrito (Ms.)? Disponível em http://bibliotecasalaverde.blogspot.com.br/2013/04/mestre-memestra-ma-ou-sou-manuscrito-ms.html acessado em 13/jan/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário