terça-feira, 24 de março de 2015

CPI em Campo Grande-MS acaba em pizza! Para alguns "CPI não é importante"

A Câmara de Campo Grande tem três requerimentos esperando ao menos dez assinaturas para fazer decolar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara. Mas, se depender da boa vontade dos vereadores, estas investigações mais aprofundadas não devem decolar.

Os requerimentos têm por objetivo investigar denúncias de irregularidades no serviço de tapa-buraco, denúncias de irregularidades na Fundação de Cultura de Campo Grande e a viagem do prefeito Gilmar Olarte (PP) para Brasília em jatinho da Itel.



Apesar da relevância dos temas, dos 29 vereadores, apenas 12 assinaram a favor e a maioria (17) insiste em dizer que não vê motivos para abertura de CPI. Não assinaram a favor dos requerimentos os seguintes vereadores
Mario Cesar (PMDB), 
Edil Albuquerque (PMDB), 
Carla Stephanini (PMDB), 
Magali Picarelli (PMDB), 
Dr. Loester (PMDB), 
Vanderlei Cabeludo (PMDB), 
Flávio César (PTdoB), 
Otávio Trad (PTdoB), 
Coringa (PSD), 
Delei Pinheiro (PSD), 
Airton Saraiva (DEM), 
Gilmar da Cruz (PRB), 
Francisco Saci (PRTB), 
João Rocha (PSDB), 
Chocolate (PP), 
 Herculano Borges (SD) e 
Alceu Bueno (PSL).


Vetos

No caso da CPI dos Buracos, vereadores ignoram o fato de a Prefeitura admitir que não fazia a fiscalização adequada até a filmagem do suposto tapa-buraco fantasma e o gasto de mais de R$ 40 milhões a mais com o serviço durante a gestão de Nelsinho Trad (PMDB), em 2012, último ano da gestão dele.

Dos 29 vereadores, apenas oito assinaram a favor da CPI dos Buracos: Luiza Ribeiro (PPS), Alex do PT, Thais Helena (PT), Aírton do PT, Paulo Pedra (PDT), Cazuza (PP), José Chadid (sem partido) e Chiquinho Telles (PSD). Esta CPI aguarda dois vereadores interessados em uma investigação mais aprofundada para sair do papel.

A CPI da Folia tem por objetivo investigar a aplicação dos recursos da Fundação de Cultura de Campo Grande desde a gestão de Nelsinho Trad (PMDB), passando por Alcides Bernal (PP) e chegando a Gilmar Olarte (PP). 

O requerimento já tinha empacado da primeira vez, quando Chiquinho queria investigar apenas a gestão de Bernal, com acusação de superfaturamento em contratações para o Carnaval e Festa de Santo Antônio. Agora, com a investigação de Nelsinho também, dificilmente sai do papel.

A CPI da Folia tem assinatura dos vereadores: Chiquinho Telles, Luiza Ribeiro, Alex do PT, Thais Helena, Paulo Siufi (PMDB), Eduardo Romero (PTdoB), Carlão (PSB) e José Chadid. Curiosamente, este requerimento não teve a assinatura de três vereadores da oposição, o que faria a CPI emplacar: Cazuza, Aírton do PT e Paulo Pedra (PDT), No caso de Pedra, o vereador afirma não ter recebido ainda o requerimento de Chiquinho. 


A CPI do Jatinho encontra ainda mais dificuldade. O requerimento proposto pela oposição só tem assinatura de cinco vereadores. Alguns vereadores, inclusive da própria oposição, afirmaram que vão esperar uma resposta da Prefeitura via requerimento, para depois emplacar uma CPI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário