quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Atividade de Sociologia - Sociologia como ciência 2

  1. Como se realizam as pesquisas empíricas? 
  2. Mostre possibilidades de pesquisa em documentos [escritos, gravados, materiais de artes, música, discursos, dados censitários]. O que se pode procurar descobrir em tais recursos?
  3. Quais os tipos de pesquisas utilizadas em sociologia?
  4. Diferencie fato de opinião. Mostre de que modo opiniões podem se tornar fatos quantificáveis em uma pesquisa de opinião.
  5. Realiza entrevistas com um colega, na sala de aula, e questione a composição familiar [quantos irmãos, famíliar nuclear/extensa, há parentes em outras cidades, religião praticada,...].
  6. Proponha uma pergunta que gere opiniões diversificadas, ou uma pergunta do tipo "quem é a favor de" com a devida justificativa.
  •  Os homens auferem ganhos mais altos porque trabalham mais horas?
  • as mulheres não conseguem empregos bem pagos porque os cuidados com suas famílias dificultam que elas assumam responsabilidades?
  • Os católicos são moralmente menos estritos do que os protestantes porque estes provêm de grupos religiosos mais recentes?
  • Filhos bem integrados em suas famílias tendem a seguir as profissões de um dos pais?
  • Quem é a favor ou contra o castigo físico moderado em crianças?


[tais perguntas não precisam ter bases realistas, e devem servir para que a turma experimente a discussão fundada em opiniões e sem bases científicas]





Referência:

BARBOSA, M. L. Conhecimento e imaginação: sociologia para o ensino médio. Belo Horizonte: autêntica Editora, 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário