quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Campanha Chega de Aperto

Em dois meses de campanha, a plataforma reuniu 604 denúncias sobre o transporte público de sete cidades do País


A campanha Chega de Aperto, criada pelo Idec em dezembro de 2013, cresce mais a cada dia e conquista mais passageiros informados sobre seus direitos. A campanha começou a partir de uma pesquisa realizada pelo Idec que apresentou 146 irregularidades no transporte público de São Paulo e Belo Horizonte, tanto no ônibus como no metrô.
 
Desde o dia 9/12, o site (http://chegadeaperto.org.br) recebe denúncias, em forma de relatos e fotos, e apoios à campanha por um transporte público de qualidade. Nesta plataforma os passageiros ainda podem ler sobre seus direitos no transporte público e começar uma campanha igual em sua cidade.
 
O Idec já realizou duas ações de rua para entregar um porta-bilhete (para proteger os cartões magnéticos de pagamento das tarifas de ônibus, metrôs e trens) que traz o resumo dos direitos no transporte público e como fazer quando o cidadão tiver algum problema, como superlotação, acidente ou falha do serviço. Veja como foi aqui
 
Além de São Paulo e Belo Horizonte, mais cinco cidades já fazem parte da plataforma e constam no filtro de denúncias: Salvador, Porto Alegre, Ponta Grossa, Cotia e São Bernardo do Campo.
 
As principais queixas são: pontos de ônibus precários, estruturas do veículo quebradas (ex: assentos caídos), superlotação, atrasos, ausência de informação sobre as linhas e seus horários, má condução dos motoristas de ônibus, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário