segunda-feira, 29 de abril de 2013

Filosofia - Conceitos

Para que possamos avançar nos estudos de filosofia e propor reflexão crítica para o mundo contemporâneo é preciso rever alguns conceitos. Os significados de tais palavras não podem causar espanto e ser motivo de dúvidas. 

Para isso é bom utilizar o dicionário. Seja ele uma enciclopédia, um velho dicionário ou ainda, nas versões online. 

Nada mais completo para a compreensão do que entender o significado de conceitos para a compreensão de uma teoria. É muito importante e faz com que abstraimos melhor e entendemos de fato o que estamos discutindo.

Segue três conceitos para pesquisar os significados:

  1. Refutação
  2. Objeção
  3. Mitificação


Em breve mais um pouco de filosofia!

terça-feira, 23 de abril de 2013

Apresentação no "Dia Nacional do Choro"


Campo Grande (MS) – A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Fundac (Fundação Municipal de Cultura) e com o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e do vereador Eduardo Romero, realizam nesta terça-feira (23), às 20 horas, no teatro Aracy Balabanian, uma apresentação musical em comemoração ao "Dia Nacional do Choro". A entrada para os shows é franca.

         O evento, que celebra o "Dia Nacional do Choro", comemorado no dia 23 de abril (nascimento de Pixinguinha), contará com a participação de Choro Opus Trio, Bibi do Cavaco, Duo Maciel Porto, Marcelo Fernandes, Malu Mestrinho, alunos do curso de Música da UFMS e o convidado especial Amintas José da Costa, "O Sarrafo".

         A Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande fará uma homenagem especial ao aniversário de 150 anos de Ernesto Nazareth, pianista e compositor brasileiro considerado um dos grandes nomes do Tango Brasileiro, atualmente considerado um subgênero do Choro.

         Sarrafo 

          Maestro, compositor e saxofonista, Amintas José da Costa, o Sarrafo, nasceu no dia 22 de Janeiro de 1919, em Aracaju (SE). Começou sua trajetória musical aos 17 anos no projeto de ensino de José Viena. Em 1937 ingressou na Força Pública de Sergipe onde também tocou na banda da corporação. Em 1940 mudou-se para o Rio de Janeiro. Trabalhou em bandas e orquestras de casas noturnas, cassinos e rádios e conviveu com grandes nomes da música brasileira, como o maestro Guerra Peixe, Edmundo Villani-Côrtes e Pixinguinha.

         Mudou-se para São Paulo em 1950, onde continuou sua história na música, tocando também nas primeiras emissoras de TV do País, sendo maestro da TV Tupi. A partir de 1968 compôs e gravou seus primeiros choros, obras que se perderam em estúdio fechado pela ditadura militar.

         Atualmente Sarrafo compõe letras de músicas nas quais homenageia pessoas importantes para a vida dele, como a mãe, os professores e a cidade que o acolheu há 30 anos, Itanhaém (SP). Sarrafo contribui com seus conhecimentos no Ponto de Cultura Ativa, com lições de música e de vida.

           Serviço

          Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 9229-2175 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre as ruas Calógeras e a 14 de Julho.

Fonte: Marcio Breda/FCMS

domingo, 21 de abril de 2013

Um mar de foguinhos




Um homem do povoado de Neguá, na costa da Colômbia, pôde subir ao alto do céu. Na volta, contou. Disse que havia contemplado, lá de cima, a vida humana. E disse que somos um mar de foguinhos.

- O Mundo é isso, revelou. Um montão de gente, um mar de foguinhos.

Cada pessoa brilha com luz própria entre as demais. Não há dois fogos iguais. Há fogos grandes, fogos pequenos e fogos de todas as cores. Há pessoas de fogo sereno, que nem percebem o vento, e pessoas de fogo louco, que enchem o ar de faíscas. Alguns fogos, fogos bobos, não iluminam e nem queimam, mas outros ardem na vida com tanta vontade que não se podem vê-los sem pestanejar, e quem se aproxima se acende.”

(Galeano, El libro de los abrazos, Siglo XXI.)












Senac Campo Grande com vários cursos!

O SENAC Campo Grande, integrante do Sistema Fecomércio/MS, está com inscrições abertas para cursos em diversas áreas. A primeira opção, na área de Produção Cultural, é o curso de Fotografia Digital com Câmera Reflex. Com início dia 4 de maio, vai proporcionar ao aluno conhecimentos para executar serviço fotográfico, utilizando câmeras fotográficas tipo reflex para produzir fotografias de qualidade e usufruindo o melhor do equipamento.
O curso tem 24 horas e para se inscrever é preciso idade mínima de 16 anos, ensino fundamental completo e cursos de Operador de Computador e de Fotografia Digital ou conhecimentos equivalentes.
Outra opção na área é o curso de Editor de Vídeo – Com início dia 13 de maio, o curso vai repassar ao aluno conhecimento necessário para edição de vídeos utilizando ferramentas como: Premiere, After Effects, Encore, SoundBooth e ainda Photoshop e Ilustrator para video, de forma a atender as necessidades das produtoras de vídeo, emissoras de TV, animadores e editores free-lancers. Para fazer o curso é preciso idade mínima de 15 anos, ensino fundamental completo, além de possuir o curso de Operador de Computador ou conhecimentos equivalentes.
Também com inscrições abertas, o curso de Gerenciamento de Bares e Restaurantes tem como objetivo aperfeiçoar os profissionais que atuam no segmento de alimentos e bebidas no gerenciamento de bares e restaurantes, considerando o público-alvo, a diversidade dos estabelecimentos, bem como, os aspectos éticos, legais e operacionais necessários para administração eficiente e rentável do estabelecimento. O curso começa dia 29 de abril e para se inscrever é preciso idade mínima de 18 anos, ensino fundamental, além de ser profissional da área de alimentos e bebidas e ter experiência mínima no gerenciamento de estabelecimentos alimentícios.

sábado, 20 de abril de 2013

Dia nacional do choro - Teatro Aracy Balabanian

Em tempos de "eu quero tchu", "ai se eu te pedo" músicas com grande capacidade de criação e tecnica está longe das rádios, e dos meios de comunicação.

No dia nacional do choro, em 23 de abril, haverá uma apresentação com grandes músicos em Campo Grande-MS.


Vale a pena conferir de pertinho a música genuinamente brasileira o chorinho.

O Choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero de música popular e instrumental brasileira.
O músico, compositor ou instrumentista, ligado ao choro é chamado chorão. Característica freqüentemente apreciada no choro é o virtuosismo dos instrumentistas, bem como a capacidade de improvisação dos executantes.
As rodas de choro são reuniões mais informais de chorões, muito diferentes de apresentações e shows. Geralmente acontecem em bares ou na própria casa dos músicos, em que todos se juntam para tocar choro. Não existe uma formação específica e os músicos que vão chegando se juntam à roda.

Paco de Lucia & Al di Meola - Mediterranean Sundance









Música para relaxar. Bom para corrigir as provas e estudar também. Violão flamenco com Jazz.

"Friday Night in San Francisco", foi um evento muito significativo, na história da música recente. Aconteceu em 05 de dezembro de 1980 no famoso teatro Warfield, em San Francisco, CA.

Pela primeira vez na história, "Flamenco Conhecia o Jazz", em uma performance única ao vivo por Al Di Meola, Paco De Lucia e John McLaughlin. Depois de quase 32 anos, Al Di Meola e Paco De Lucia, encontram-se novamente no outro lado do mundo, na Alemanha -  apenas para tocar juntos "Mediterranean Sundance" em uma noite notável.

Veja e ouça com atenção esta música, então você vai perceber por que depois de tanto tempo este álbum ainda permanece como um registro de performance ao vivo mais vendidos de nosso tempo.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Kohixoti Kipaé - Dança da Ema Terena

Curta da oficina tela brasil na cidade de Campo Grande-MS. Sobre a temática indígena, e da violação de sua cultura . Com dificuldade, um adulto terena passa conhecimento de sua cultura para a criança. E é reproduzido a dança da Ema, ritual de alegria.




Trabalho de projeto de Antropologia Visual.Vários colaboradores realizaram esse trabalho.
Agradeço a minha amiga Natália Martins, Cientista Social que trabalhou neste filme.


Caso PEC 37 - Mobilização Nacional

Nas últimas semanas membros do Comitê estiveram reunidos com membros do MP e com senadores e há um grande receio em relação a probabilidade dessa PEC passar se não houver uma INTENSA mobilização da sociedade civil.

Desta forma, nossa rede precisa agir! Algumas ações estão sendo encaminhadas e discutidas e as divido aqui com vocês para que tomem conhecimento, contribuam e opinem.

  1. Entrega do Manifesto Contra a Impunidade e Carta ABRACCI a todas as lideranças partidárias do Congresso Nacional - dia 24/04 em Ato Nacional em Brasília (http://www.abracci.org.br/index.php?opmenu=noticias_conteudo&codacesso=54&codverif=6);
  2. Participação no TWITTAÇO, dia 22/04 - segunda-feira, às 15h;
  3. Convidar o Deputado Tiririca para fazer um vídeo contra a PEC para o povo;
  4. Constranger o Parlamento divulgando os nomes dos parlamentares da Comissão Especial que votaram favoráveis a PEC; 
  5. Constranger o Parlamento no seu Estado de origem, com cobranças e mobilização através das ONGs locais, com assinatura da ABRACCI e divulgação pesada; 
  6. Criar e divulgar um "placar" dos parlamentares contra e a favor em relação a PEC (o voto será aberto!); 
  7. Sistematizar o mapa de envolvimento e retorno do MP feito pela ABRACCI, visando mobilizar outras agendas e aproximar cada vez mais MP e sociedade.
Junto ao Comitê de Ligação, a Secretaria Executiva irá trabalhar nos encaminhamentos, onde contaremos com todos vocês!

Estamos abertos a novas ideias e sugestões!
 
 
Fonte: Abracci.

19 de Abril - Dia do índio








No dia 19 de abril se comemora o dia do índio.




Por que nesta data ?



Foi promulgada no governo de Getulio Vargas em 1943. Através do decreto lei nº 5.540 foi criada esta data comemorativa.

Em 1940 aconteceu o primeiro congresso Indigenista Interamericano, com participação de diversas autoridades do continente americano e ligadas ao movimento indígena e estudo de povos tradicionais. 
O congresso foi realizado no México e as lideranças indígenas ficaram com receio em participar - pois estavam sendo vítimas de descaso governamental, discriminação e desterritorialização. 

Após diversas reuniões os indígenas participaram. Contudo, os líderes indígenas compareceram ao evento apenas no dia 19 de Abril - por isso a data comemorativa.


Qual a importância da data!?


Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.


Antes de mais nada!


Nova maneira de pensar sobre os 'índios'.

Todos temos uma importância para que não sejamos desonestos com as diversas culturas que existem no país. Os povos indígenas possuem maneiras de ser, trabalhar, costumes, regras de parentesco, alianças, sistemas de crenças, culinária e todo o conjunto de significados que formam uma rica cultura. Não obstante, são várias etnias, que são "apagadas" na sua rica heterogeneidade através de uma mídia burra e discriminatória. O status quo diz que índio é coisa do passado. Dizem que eles tornaram-se aculturados. Para não repetirmos as bobagens de pessoas ignorantes no assunto leia abaixo.




Regras para refletir e entender os povos indígenas


  1. Não são um povo homogêneo. São na verdade diversas etnias, cada qual com suas particularidades.
  2. São diversas linguas. No Brasil são cerca de 180 povos com mais de 200 línguas. É claro que muitas são faladas pelos nativos mais antigos; os anciãos, os mais velhos de cada etnia. Não se pode falar que só o português é falado no país. 
  3. A cultura é um processo histórico e dinâmico. Não se pode falar que os povos indígenas perderam suas práticas tradicionais e por isso não são mais índios! Nada mais falso.
  4. Etnocentrismo é achar que sua cultura é melhor do que as outras. É colocar-se no centro e ter sua etnia, seu povo como base para comparações. Antes de falar do povo alheio, leia mais sobre antropologia e aprenda a eliminar conclusões precipitadas e falsas verdades.
  5. Eles chegaram primeiro. O Brasil não foi descoberto. Foi colonizado por países imperialistas, cujo único propósito era a dominação. Eram cerca de 6 milhões de índigenas em 1500, no século XV. Em 500 anos o país, através do genocídio, dizimou a população. Hoje alguns números apontam 500 mil indígenas. Mataram mais de 1 milhão de índios por século no Brasil.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

O que é um Luthier?

Acabou de comprar um instrumento novo? Bem, se for um instrumento de cordas (guitarra, violão, baixo, violino…), arranje mais uma graninha (normalmente de R$ 30 a R$200, depende do instrumento e do que você quer) e o leve a um Luthier correndo.

O que é um Luthier?


Antes de qualquer coisa, é bom explicar a função de um Luthier. Este é o profissional que trabalha com a construção e manutenção de instrumentos musicais. Originalmente, a lutheria é a arte que trabalha apenas com instrumentos de corda, como o violão, o violino ou o baixo, mas, generalizou-se o uso termo para denominar todos os profissionais que trabalham com todos os instrumentos, sejam de cordas, sopro ou percussão. Esse profissional é responsável por construir, manter, regular, consertar e afinar instrumentos.

Por que levar um novo?

Lembre-se que a grande maioria dos instrumentos musicais hoje são fabricados em série e gigantescas quantidades. Vale lembrar ainda que a maioria das marcas, mesmo as maiores e mais famosas, já levaram suas fábricas para a China e outros países orientais. Isso devido ao custo da mão de obra e a produção rápida e prática. O que acontece é que os instrumentos saem da loja muitas vezes desregulados ou com uma “regulagem” padrão, o que muitas faz com que você nunca consiga uma sintonia com o seu instrumento novo.
O mercado tem nos mostrado que os músicos, iniciantes e intermediários em sua maioria, muitas vezes negligenciam a importância de ver um Luthier e regular seu instrumento. O que acontece é que todo mundo pensa que um instrumento novo não precisa ser regulado. Têm também aqueles que tocam, e acham que a regulagem está boa e não consultam um Luthier.

O Conforto e a sonoridade

Estes são certamente os benefícios mais importantes em levar um instrumento ao Luthier. Você tem a oportunidade de tirar a melhor timbre possível do seu instrumento e ainda terá a altura das cordas postadas de maneira que ofereçam maior conforto.

 

 

E se você for rápido…

No momento da aquisição de um novo instrumento, é importante levar num luthier de confiança para que o mesmo examine o instrumento e informe ao músico detalhes sobre a saúde do instrumento pois, se for o caso, há tempo hábil para trocar o mesmo.

O que ele vai verificar?

Alguns itens interessantes de serem verificados pelo luthier numa revisão básica são:
- Ação (altura das cordas);
- Ajuste do tensor;
- Troca do rastilho e do nut por peças de osso;
- Nivelamento dos trastes (se estiverem desnivelados, podem causar trastejamentos).
- E muito mais;
Então, fique ligado. Leve seu instrumento novo a um luthier de confiança sempre que comprar ou sentir algo estranho no mesmo, uma simples consulta pode o livrar de futuros gastos desnecessários, além da dor de cabeça. Até a próxima.


Fonte: Concord

terça-feira, 16 de abril de 2013

Movimento contra a PEC da Impunidade

www.change.org/PEC37
Você acha que o Brasil precisa de menos investigações? Tem político que acha. E ele estão tentando aprovar a Proposta de Emenda à Constituição 37/2011, também conhecida como PEC da Impunidade.
Ela propõe a retirada do poder de investigação do Ministério Público. Na prática, significa que praticamente deixam de existir investigações contra corrupção, crime organizado, desvio de verbas, abusos e violações de direitos humanos.
Se você também acha isso um absurdo, não deixe passar. Junte-se a nós no movimento #NAOPEC37.
Na segunda-feira, dia 22, entre 15h e 17h, tuíte uma frase com a hashtag #NÃOPEC37.
O objetivo é chegar aos Trending Topics to twitter e mostrar aos políticos e à imprensa, por meio dessa passeata virtual, que o Brasil não aceita essa tentativa de algemar o Ministério Público.
Confirme sua participação no link:  http://bit.ly/tuitaconaopec37
Vamos usar o poder da internet para unir nossas forças. Dezenas de milhares de pessoas já mostraram sua opinião no abaixo-assinado www.change.org/pec37. A gente se vê no tuitaço!
**
TUITAÇO #NAOPEC37
2ª feira, 22/04: 15h às 17h
Exemplos de frases para tuitar:
Assine contra a impunidade #nãoPEC37! Ministério Público pede ajuda www.change.org/pec37
Todos tuitando contra a impunidade. Tuitaço #nãoPEC37! Vamos divulgar www.change.org/pec37
Tuitaço contra impunidade HOJE 15-17h @nãoPEC37 Assine a petição www.change.org/pec37 #nãoPEC37
Impunidade não! MP com poder de investigação! #nãoPEC37 Assine:www.change.org/pec37
Querem algemar o Ministério Público, não vamos deixar! #nãoPEC37 www.change.org/pec37
Entenda os riscos da PEC 37 http://migre.me/e3HEL, depois assine www.change.org/pec37 #nãoPEC37

Escola Estadual Maria Eliza Bocayúva Corrêa da Costa: Capacitação - Lousa Digital Interativa - Maria Eli...

Escola Maria Eliza Capacitação - Lousa Digital:

Os professores da escola Maria Eliza participaram neste sábado (13.04), de capacitação para conhecerem os recursos pedagógicos da lousa digital.


Estão de parabéns todos aqueles que aspiram uma nova forma de exercitar o ensino.


Veja no Blog da Escola a postagem completa!

Ana Carolina com espetáculo em Campo Grande

A cantora se apresenta no dia 4 de maio em Corumbá e no dia 5 em Campo Grande.  

A cantora se apresenta no dia 4 de maio em Corumbá e no dia 5 em Campo Grande.
Para quem é , a edição de hoje no Diário Oficial do Estado é um presente. A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul publicou nesta terça-feira que a próxima atração do MS Canta Brasil será Ana Carolina.
A cantora vai se apresentar em Campo Grande no dia 5 de maio e será o segundo nome do projeto neste ano. Como a chuva adiou o show do CPM22, a princípio marcado para 7 de abril, e a apresentação ficou para o dia 28, a população acabou ganhando dois shows grandes no intervalo de uma semana no Parque das Nações Indígenas.
Segundo o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, Ana Carolina foi escolhida pelo alto número de pedidos do público. “Sempre escolhemos cantores e bandas que o público pede, escolhemos pela quantidade de pedidos”, reforça.

X Congresso Internacional de Direitos Humanos



Não podemos perder!

Espero mais informações a cerca dos trabalhos e convidados.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Conduta anti-ética e racista de Feliciano



Mais uma vez o partor Marco Feliciano está em pauta. O pior é que por motivo de descriminação novamente e ataque a uma religião e a um artista brasileiro. Não bastasse as afirmações ridículas no twitter e em jornais e revistas semanais, Feliciano ataca um dos maiores artistas brasileiros.

Caetano Veloso está na mira agora. É acusado de realizar ritos 'do mal' em um vídeo do youtube no qual Marco Feliciano prega em uma igreja.

Conforme mostra o vídeo, Feliciano, em tom de ironia, e vomitou coisas absurdas como se fosse verdade. Disse aos fiéis que o Caetano pede à mãe Menininha do Patuá (sic) que abençoe as suas músicas.

Trata-se da mãe de santo baiana Maria Escolástica da Conceição Nazaré, a mãe Menininha do Gantois (e não do Patuá).

“Ela, possuída pelos orixás, diz: ‘Pode gravar, que eu abençoo'”, disse Feliciano.

“Vocês entenderam?”, indagou o pastor aos fiéis. “Não subestime o diabo porque ele tem poder”.

Com isso, o pastor não atingiu só o Caetano, que diz ser ateu, mas a todos os seguidores das crenças de afrodescendentes, atrelando-as ao diabo.

CineSesc - De ficção à documenário.

Os títulos dos projetos CineSesc são variados e pretendem agradar diversos públicos.
Através de reprodução de vídeos, curtas, documentários, filmes de ficção e exibição gratuita.

Início das exibições: Sempre ás 19 h.
Local: Sesc Horto
Endereço; Rua Anhanduí , 200 - Centro de Campo Grande-MS


“O bandido da luz vermelha”. Na quinta-feira, dia 18 de abril será apresentado o Programa: Serras da desordem; dia 23 será a vez  de a “A baronesa transviada”; na quinta-feira, 25 de abril, “Absolutamente certo” e na terça-feira, 30 de abril, encerrando a programação do mês, O olho mágico do amor.
O projeto CineSesc tem como objetivo levar o acesso à sétima arte. A iniciativa proporciona a circulação de produções nacionais, curtas ou longas-metragens.

Confira abaixo a sinopse dos filmes


09/04/2013 – Terça-feiraPrograma: Onde a terra acaba
Uma homenagem ao filme que o diretor Mário Peixoto realizaria e nunca seria concluído. O roteiro foi estruturado a partir de uma montagem de trechos de diários, entrevistas e cartas do próprio Mário Peixoto, dando ao documentário um estilo autobiográfico. Além de centenas de fotos, entrevistas exclusivas com o diretor e trechos do filme original, o documentário apresenta preciosidades como um making of realizado pela própria equipe de Limite, fragmentos inéditos do único rolo de filme do inacabado Onde a terra acaba, depoimentos de cineastas e amigos que conviveram com Mário e momentos emocionantes como a visita da atriz Olga Breno ao set de filmagem de Limite.
Duração: 75 minutos
Classificação: LIVRE

11/04/2013 – Quinta-feira
Programa: Poeta de sete faces
O documentário tem como linha mestra a trajetória pessoal do poeta Carlos Drum-mond de Andrade, ao mesmo tempo em que investiga, documenta e interpreta os di-versos momentos de sua obra. O objetivo é transcender o mero registro dos fatos da vida, e mostrar como estes se mesclam às transformações dos diversos rumos que toma sua poesia: trata-se, portanto, de um “documentário poético”, no qual o espírito, o clima e a emoção da arte “drummondiniana” estão sempre presentes, definindo o texto, a imagem, a música, a montagem e o desenvolvimento dramático do filme.
Duração: 94 minutos
Classificação: LIVRE

16/04/2013 – Terça-feira
Programa: O bandido da luz vermelha
Marginal paulista coloca a população em polvorosa e desafia a polícia ao cometer os crimes mais requintados. Conhece a provocante Janete Jane, famosa em toda a Boca do Lixo, por quem se apaixona.
Duração: 92 minutos
Classificação: 16 anos

18/04/2013 – Quinta-feira
Programa: Serras da desordem 
Carapirú é um índio nômade que, após escapar do massacre de seu grupo familiar em 1978, perambula sozinho pelas serras do Brasil Central até ser capturado, dez anos depois, a 2 mil quilômetros de distância do seu ponto de fuga/partida. Levado para Brasília pelo sertanista Sydney Possuelo, torna-se manchete nacional e centro de po-lêmica criada por antropólogos e linguistas quanto à sua origem e identidade.
Duração: 136 minutos
Classificação etária: 10 anos

23/04/2013 – Terça-feira
Programa: A baronesa transviada 
Uma manicure, ao receber uma herança, resolve investir na produção de um filme carnavalesco, enquanto os parentes da baronesa que a beneficiara tentar armar um golpe contra ela.
Duração: 108 minutos
Classificação etária: 10 anos

25/04/2013 – Quinta-feira
Programa: Absolutamente certo 
Para ajudar o pai paralítico e conseguir dinheiro para se casar, o linotipista Zé do Lino, que sabe toda a lista telefônica de cor, resolve entrar para um concurso milionário de perguntas e respostas na televisão. A fama e o envolvimento de um bookmaker grã-fino dificultam a realização de seus propósitos, mas tudo será resolvido graças à astú-cia e às habilidades do rapaz.
Duração: 93 minutos
Classificação etária: 12 anos

30/04/2013 – Terça-feira
Programa: O olho mágico do amor 
Uma jovem de 17 anos que trabalha como secretária em um escritório na Boca do Lixo, no centro de São Paulo, um dia descobre, atrás de um quadro na parede, um pequeno buraco que dá para um quarto de hotel. Ali vive uma prostituta que recebe seus clientes. A jovem deslumbrada e envolvida em seu voyeurismo muda todo seu cotidiano para poder acompanhar os casos amorosos da prostituta. Produção elogiada pela crítica cinematográfica, foi premiada pela Associação Paulista de Críticas de Arte em nove categorias, incluindo Melhor Filme, História Original, Direção e Fotografia.
Duração: 84 minutos
Classificação etária: 18 anos


domingo, 14 de abril de 2013

Como acompanhar o Legislativo ?




Como acompanhar um parlamento? Como realizar o trabalho de olhar para nossos representantes no Legislativo? O livro que serve de base para o que consideramos um bom trabalho nessa área é resultado de um ano de estudos e pesquisas com mais de 60 cidadãos em diferentes áreas do conhecimento. Trata-se do que poderíamos chamar de ponto de partida para uma atividade desafiadora e democrática. Clique na imagem para baixar o livro.


Dowload AQUI!

sábado, 13 de abril de 2013

Introdução ao filosofar

A filosofia não é apenas atividade de pensadores brilhantes porém excêntricos, como popularmente se pensa. Filosofia é o que todos fazemos quando estamos livres de nossas atividades cotidianas e temos uma chance d nos perguntar o que é a vida e o universo. 

Nós humanos, somos criaturas naturalmente curiosas e não conseguimos deixar de fazer perguntas sobre o mundo à nossa volta e o nosso lugar nele.

Somos também equipados com uma capacidade intelectual poderosa, que nos permite tanto raciocinar como apenas divagar. 



"Ainda que não percebamos, ao raciocinar praticamos o pensamento filosófico."



Então percebe-se na filosofia que chegar as respostas para as questões fundamentais é menos determinante do que o próprio processo de busca dessas respostas pelo uso da razão.

Não aceitar, sem questionamentos, as visões tradicionais e devido a autoridade.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Ana Vidovic - La Catedral

Apresentação de Ana Vidovic: La Catedral do violonista paraguaio Augustin Barrios.

-Preludio
-Andante Religioso
-Alegro Solemne



Nem tão "sexta-feira" assim

Sexta feira, acordando cedo, organizando, produzindo, olhando, lendo, pensando [...]

Ao invés de esperar o tão final de semana para descançar temos metas a cumprir, cronograma para realizar. É o problema da pós-modernidade, rapidez, correria. Mas tudo bem, com esforço chegaremos lá. E a vida segue.



Hoje estarei no Curso de Educação para as Relações Etnicorraciais, estudando e produzindo para o trabalho final ficar pronto. Amanhã teremos capacitação na escola Maria Eliza sobre recursos midiáticos e Lousa Digital. Sábado estudar ainda para pós graduação de Metodologia de Ensino e também para o Curso de Cultura e História dos Povos Indígenas - curso de extensão da UFMS.



terça-feira, 9 de abril de 2013

Sociologia para o Ensino Médio - Capítulo 4


Sociologia no Ensino Médio - Capítulo 3

Santa Morena - Trio Madeira Brasil



Uma apresentação magnífica de um dos melhores choros do Brasil.
Jacob do Bandolin é o grande compositor da música que é um choro, uma valsa, um tipo de som flamenco com solos rapidos e muito sentimento na sua apresentação.


Parabéns ao Trio Madeira Brasil, que tocaram de maneira sensacional!


Filme Faroeste Caboclo - 2013




Em breve estará em cartaz mais um filmes brasileiro. O filme é baseado na música, e porque não história, de Renato Russo da banda Legião Urbana. 

Para aqueles que lembram da música dá para ter uma noção da sinopse do filme. Vai retratar a dificuldade, problemas sociais, violência, tendo como núcleo um romance entre João de Santo Cristo e Maria Lúcia. 

Faroeste Caboclo conta a saga de João do Santo Cristo, escrita por Renato Russo em um dos maiores sucessos da Legião Urbana. O longa acompanha a história de João do Santo Cristo (Fabrício Boliveira), que deixa sua cidade natal e se muda para a Brasília em busca de uma vida melhor. Lá, ele encontra a miséria e o crime, mas também descobre o amor nos braços de Maria Lúcia (Ísis Valverde).

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Sociologia para o Ensino Médio - Capítulo 2


Sociologia para o Ensino Médio - Capítulo 1




Por que estudar a sociedade em que vivemos?

É possível conhecer  a sociedade cientificamente?

Perguntas como essas serão melhor elucidadas através dos conteúdos, em forma de apresentaçao, do Livro de Nelson Dacio Tomazi, da Editora Saraiva.

Para os educandos é importante que leiam, reflitam e procure utilizar esse conteúdo para um melhor desenvolvimento das aulas.


Cada capítulo estára em um arquivo diferente.



Abraços,

Leiam abaixo, ou acessem o link AQUI!





domingo, 7 de abril de 2013

Esporte e lazer: Corrida São Bento

Um esporte que está crescendo no Brasil. Calcula-se que há cerca de 4 milhões de praticantes de corrida de rua no país. E esse número vem crescendo.

O circuito de corrida de rua em Campo Grande conseguiu mais uma competição: a Corrida São Bento. Foi promovida pela rede de drogarias que organizou o evento. A entrega de kits para os participantes foi realizada no sábado dia 06/04/2013.



Para os corredores da modalidade de corrida de rua foi disponibilizado o kit com: camiseta do evento, protetor solar, número de peito, alfinetes, chip de cronometragem, garrafa de água, bolsa , vitaminas e cosméticos de alguns patrocinadores do evento.

O evento foi muito bem organizado, com tudo que há em corrida de rua. Muitos participantes formavam um pelotão "vermelho" na Av. Via Park e na Av. Afonso Pena. A largana foi realizada em frente ao Parque das Nações Indígenas.

Foram duas modalidades de prova: com circuito de rua de 5 km, e com 10 km.


Para os que terminaram o percurso foi dado um kit para o atleta recuperar as energias.

Avaliaçao de Sociologia - 3º Ano do Ensino Médio


1-      O que é poder?



2-      Qual a diferença entre poder econômico e poder político?




3-       
Abaixo há uma imagem que representa um homem exercendo poder e ridicularizando o outro.


Com base na imagem cite outras variadas formas de poder.




4-      Por que na Antiguidade, no Feudalismo havia “várias forças” que controlavam o poder?





5-      Como surgiu o Estado Moderno? Como é organizado?




6-      Como o Estado se mostra em seu cotidiano?



Avaliação Sociologia 1º Ano Ensino Médio


1-      A sociologia tem como objetivo: [1,0]

a)      Buscavam uma verdade absoluta sobre as relações humanas.
b)      Procuravam o arké.
c)      Entender e criar uma nova sociedade.
d)     Compreender e explicar as permanências e as transformações que ocorrem nas sociedades humanas.
e)      Compreender o indivíduo.

2-      O que é Socialização? [2,0]




3-      Quais são os fatores que resultam em diferenças no processo de socialização? [1,0]





4-      A sociologia surge em qual contexto sócio histórico? [1,0]

a)      Grécia Antiga.
b)      Feudalismo.
c)      Capitalismo.
d)     Antiguidade.
e)      Revolução Francesa.

5-      Instituições que realizam o processo de socialização informal são: [1,0]

a)                            Polícia; Estado;
b)                            Família; Escola;
c)                            Universidade; Grupo de Amigos;
d)                           Estado; Escola;
e)                            Família; Grupo de Amigos;







6-      A sociologia foi criada a partir de uma nova maneira de abordar a sociedade. Quem foi considerada o pai da Sociologia ? [1,0]

a)      Confúcio.
b)      Anaximandro de Mileto.
c)      Karl Marx.
d)     Auguste Comte.
e)      Aristóteles.

7-      O que é positivismo? [2,0]






8-      Dê exemplos de processo de socialização formal. [1,0]


___________________________________________________________________

Respostas:
1- Letra "d"
2- Socialização é o processo no qual o indivíduo cria a sociedade e é criado por ela. aprendemos as regras, realizamos coisas que são exteriores ao indivíduo - mas as modificamos também.
3- As diferenças no processo de socialização são devido ao local em que o indivíduo é socializado, família, cultura, época histórica, situação de paz ou guerra; crise ou bonança.
4- Ela surge no Capitalismo. Auguste Comte através da "filosofia positiva" propõe estudar a sociedade como as ciências naturais.
5- Letra "e".
6- Letra "d"
7- Positivismo é a crença de que a ciência era a melhor forma de entendimento do mundo. A superioridade da ciência foi um postulado de Auguste Comte. O pensador pensava em evolução das ciências: matemática, astronomia, física, química, biologia e sociologia. A ciência da sociedade deveria atingir ordem e progresso. Progresso sobre o manto da ordem - para que não ocorressem abalos no sistema.
8- Socialização formal. Conduzida por instituições como Escola, universidade e Igreja.