quinta-feira, 18 de abril de 2013

O que é um Luthier?

Acabou de comprar um instrumento novo? Bem, se for um instrumento de cordas (guitarra, violão, baixo, violino…), arranje mais uma graninha (normalmente de R$ 30 a R$200, depende do instrumento e do que você quer) e o leve a um Luthier correndo.

O que é um Luthier?


Antes de qualquer coisa, é bom explicar a função de um Luthier. Este é o profissional que trabalha com a construção e manutenção de instrumentos musicais. Originalmente, a lutheria é a arte que trabalha apenas com instrumentos de corda, como o violão, o violino ou o baixo, mas, generalizou-se o uso termo para denominar todos os profissionais que trabalham com todos os instrumentos, sejam de cordas, sopro ou percussão. Esse profissional é responsável por construir, manter, regular, consertar e afinar instrumentos.

Por que levar um novo?

Lembre-se que a grande maioria dos instrumentos musicais hoje são fabricados em série e gigantescas quantidades. Vale lembrar ainda que a maioria das marcas, mesmo as maiores e mais famosas, já levaram suas fábricas para a China e outros países orientais. Isso devido ao custo da mão de obra e a produção rápida e prática. O que acontece é que os instrumentos saem da loja muitas vezes desregulados ou com uma “regulagem” padrão, o que muitas faz com que você nunca consiga uma sintonia com o seu instrumento novo.
O mercado tem nos mostrado que os músicos, iniciantes e intermediários em sua maioria, muitas vezes negligenciam a importância de ver um Luthier e regular seu instrumento. O que acontece é que todo mundo pensa que um instrumento novo não precisa ser regulado. Têm também aqueles que tocam, e acham que a regulagem está boa e não consultam um Luthier.

O Conforto e a sonoridade

Estes são certamente os benefícios mais importantes em levar um instrumento ao Luthier. Você tem a oportunidade de tirar a melhor timbre possível do seu instrumento e ainda terá a altura das cordas postadas de maneira que ofereçam maior conforto.

 

 

E se você for rápido…

No momento da aquisição de um novo instrumento, é importante levar num luthier de confiança para que o mesmo examine o instrumento e informe ao músico detalhes sobre a saúde do instrumento pois, se for o caso, há tempo hábil para trocar o mesmo.

O que ele vai verificar?

Alguns itens interessantes de serem verificados pelo luthier numa revisão básica são:
- Ação (altura das cordas);
- Ajuste do tensor;
- Troca do rastilho e do nut por peças de osso;
- Nivelamento dos trastes (se estiverem desnivelados, podem causar trastejamentos).
- E muito mais;
Então, fique ligado. Leve seu instrumento novo a um luthier de confiança sempre que comprar ou sentir algo estranho no mesmo, uma simples consulta pode o livrar de futuros gastos desnecessários, além da dor de cabeça. Até a próxima.


Fonte: Concord

Nenhum comentário:

Postar um comentário