terça-feira, 19 de março de 2013

Animação Brasileira - Uma História de Amor e Fúria





 O diretor Luiz Bolognesi apresenta mais uma obra prima. Após trabalhar no vídeo documentário LUTAS.doc, que retrata a exclusão social, a miséria, a discriminação, da corrupção, mitos brasileiros [do homem cordial, da democracial racial] o diretor cria a animação que retrata a história do Brasil.

É retratada a história do país, suas lutas e mudanças políticas em forma de ficção. Não obstante, o filme sugere que precisamos contar e recontar de maneira digna a história da nossa nação. Uma história de lutas, guerras civis, exploração, violação da dignidade humana através da mão de obra escrava e muita ideologia reacionária.



O diretor ainda possui no currículo filmes premiados: “Bicho de Sete Cabeças” (2001),  “Terra vermelha” (2009)  entre outros.  

Tive o privilégio de assistir ao início desse projeto quando vi o documentário na TV Brasil. Abaixo há os links sobre o documentário Lutas.doc que utiliza várias das animações que formam partes do filme "Uma história de Amor e Fúria".   

A história do filme se passa atraves de quatro fases da história brasileira: a colonização, a escravidão, o Regime Militasr e o futuro [ quando haverá guerra pela água].


Enquanto Quentin Tarantino, é visto e lembrado com o filme Django [que conta de forma ficcional e com humor negro a época do Faroeste norteamericano; com lutas de um ex-escravo contra os fazendeiros racistas sulistas] por aqui quase não se fala das lutas dos brasileiros. Que venha a animação , que muito lembras as HQ contar a luta de heróis esquecidos.

[por Miro]



Sinopse

“Uma História de Amor e Fúria” é um filme de animação que retrata o amor entre um herói imortal e Janaína, a mulher por quem é apaixonado há 600 anos. Como pano de fundo do romance, o longa de Luiz Bolognesi ressalta quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o Regime Militar e o futuro, em 2096, quando haverá guerra pela água. Destinado ao público jovem e adulto com traço e linguagem de HQ, o filme traz Selton Mello e Camila Pitanga dublando os protagonistas. O longa conta ainda com a participação de Rodrigo Santoro, na pele do chefe indígena e de um guerrilheiro.






Veja mais no site oficial do filme: http://www.umahistoriadeamorefuria.com.br/

Sobre o LUTAS.doc veja em: Documentário Hoje

http://documentariohoje.blogspot.com.br/2011/08/lutasdoc-2010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário